quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROPOSTAS JÁ CONFIRMADAS!

PARTICIPAÇÕES E PROPOSTAS JÁ CONFIRMADAS PARA O DESENHA 2012!

EUGÊNIO PACCELLI HORTA
é artista e professor da Escola de Belas Artes da UFMG.
 Eugênio fará uma fala aberta ao público sobre seu processos de trabalho e desenho e sua prática como artista-pesquisador-professor.
O artista também ministrará uma OFICINA (vagas limitadas).


RENATA RINALDI 
é artista visual. Cursa Artes na UNB.


NOME DE SUA PROPOSTA:  Modelo Exquis – Prática e experimentação

DESCRIÇÂO DA PROPOSTA:

“Modelo Exquis” é uma oficina de caráter essencialmente prático, em que a proposta é aplicar técnicas e métodos que abordem a prática e o estudo do modelo vivo e a construção da figura humana.
Partindo do jogo surrealista Cadavre Exquis, a oficina integra um método colaborativo de construção e estudo da figura humana, em um processo dinâmico  de adequação, observação e produção de desenhos.

Metodologia:

Inicialmente, todos serão apresentados a proposta com exemplos e uma breve discussão acerca do processo e da teoria que cerca a prática.
Serão confeccionados de papel cartão os mecanismos utilizados na oficina.
A oficina apresentará conceitos e desafios para os participantes, partindo de um mesmo personagem, neste caso o modelo vivo tradicional (Nu).
Seguindo os princípios base do Cadavre Exquis a colaboração e o processo velado, o processo incorpora, comandos de execução que serão implementados aos poucos conforme a oficina decorre. Serão métodos e meios para se trabalhar a linha, a forma, a composição, além  de  expandir abordagens anatômicas  e construtivas do desenho.
Ao fim da seção, os desenhos serão revelados e comentados  em conjunto.

O Cadavre Exquis  surgiu como um jogo, praticado pelos artistas surrealistas da década de 1920, onde participante iniciava um desenho ou texto e cada novo participante adicionava um  novo elemento, sem conhecimento dos anteriores. Os resultados são diversos, imagens e  criação  histórias em que o conceito de autoria é diluído.

Relativo ao modelo-vivo: Preferencialmente feminino,  mas é essencial que esteja habituado a poses de 10 a 15 minutos no máximo e certo condicionamento, pois serão trabalhadas poses dinâmicas dentro de 1:30 h.

Menores de 18 anos podem participar com devida autorização dos responsáveis.

Levar o seguintes MATERIAIS

1 bloco de papel sulfite/canson A3,  90 - 120g/m - 50 folhas para cada participantes ou qualquer outro tipo de papel que o participante preferir no formato  A3;

Materiais diversos para desenho da preferência do participante: Lápis graduado, Lápis de cor, Lápis Conté, Carvão, Nanquim e Pincel, Caneta Bic, Caneta Hidrográfica, etc;
Quanto mais variado melhor.

1 folha grande de Papel cartão/Color Set de gramatura alta;
Tesoura;
Fita Crepe;
Régua.

NUMERO MÀXIMO DE PARTICIPANTES :  15





COLETIVO FAKE FAKE
A proposta é de reunir ilustradores, desenhistas em um lugar de acesso público ou ponto de grande fluxo de pessoas e desenhar o espaço em volta, ao mesmo tempo desenvolver seu senso de observação e deixar livre o trabalho da linguagem visual que vai surgir na representação particular de cada um do que se observa, pessoas, lugares, espaços e etc.

MATERIAIS NECESSÀRIOS A REALIZAÇÃO DA PROPOSTA:Sketchbooks, blocos de desenho, lápis, caneta, borracha, aquarela (opcional), giz pastel (opcional), cryon (opcional), grafite (opcional)



LOCAL SUGERIDOShopping Flamboyant

Quarta dia 30 as 19h.

GLAYSON ARCANJO
é artista visual e professor da FAV-UFG.
O artista apresenta a ação "O desenho não tem fim". É uma ação aberta a participação de outras pessoas, onde o artista tensionará em sua prática questões sobre o apagamento, a palavra e o desenho.


Odailso Berté, Rosi Martins, Wolney Fernandes.

NOME DE SUA PROPOSTA: Giros, tramas e traços

DESCRIÇÃO DA PROPOSTA:
Estampar desenhos da figura humana em um suporte coletivo na interação entre diferentes linguagens artísticas.

A ação consiste em desenhar a figura humana no tecido de uma veste usada em uma performance de dança. Sua constituição se dará em dois momentos:

Momento 01 – osparticipantes farão desenhos a partir da figura do bailarino. Estes desenhos serão rabiscados no tecido que ele veste durante sua movimentação no espaço. A movimentação vai gerar deslocamentos, dobras e mudanças perceptivas na elaboração das imagens.

Momento 02 – a partir do tecido estampado com os desenhos, os participantes escolherão um espaço/lugar/momento para fazer uma intervenção com a veste.

Levar o seguintes MATERIAIS:
-       pincéis atômicos, tinta guache, carvão, pincéis.

NUMERO MÀXIMO DE PARTICIPANTES: Até 20 participantes



ODINALDO COSTA
.
OFICINA LIGHT PAINT

A proposta é praticar a técnica fotográfica de Light Painting com ênfase na construção dos desenhos com luz.

Levar o seguintes MATERIAIS :
Câmera fotográfica que possua velocidade B (bulb) ou baixa (segundos), tripé, objetos luminosos (brinquedos infantis, lanternas de led, vagalumes adestrados etc.) e muitas ideias na cabeça.




MIGUEL AMBRIZZI
NOME DE SUA PROPOSTA: PLAY WITH BUBBLES

DESCRIÇÂO DA PROPOSTA: Ação performativa que tem como base o conceito “play” de Allan Kaprow no que diz respeito às relações entre arte e vida a partir de uma manifestação artística que têm como base as memórias da infância, nomeadamente as brincadeiras com bolhas de sabão.  A proposta pensa o jogar-brincar como estratégia de criação para o início do processo criativo, um jogo sem regras que, ao longo do tempo, poderá constituir as suas próprias e que, por sua vez, poderão ser quebradas. O que se pretende é iniciar o “jogo” a partir das rememorações do passado, e verificar como esse “jogo” pode ampliar e se desenvolver. A imitação aqui é pensada na forma de um deslocamento, de uma transferência de ações na forma de mimetizar comportamentos e brincadeiras da infância que possuirão novos conteúdos. A ação gerará registros de pintura-impressão através da adição de pigmentos ao líquido para que as bolhas sejam impressas no ambiente da ação, o qual será todo revestido. Dessa forma, materializar algo que é por sua própria natureza, efêmero, a bolha e o próprio ato de gerar as bolhas. No caso da pintura, pintar sem tocar na tela, pintar com tinta e ar, através do repouso da bolha sobre a superfície, e não no friccionar do pincel sobre a tela, um dripping de bolhas, uma bolha que se autorrepresenta na tela.




NOME DE SUA PROPOSTA: PLAY WITH FIRE

DESCRIÇÂO DA PROPOSTA: “Ao crescer, as pessoas param de brincar e parecem renunciar ao prazer que obtinham do brincar. Contudo, quem compreende a mente humana sabe que nada é tão difícil para o homem quanto abdicar de um prazer que já experimentou. Na realidade, nunca renunciamos a nada; apenas trocamos uma coisa por outra” (Freud, 1970). A oficina propõe uma reflexão sobre memória da infância e processos de criação e formas não convencionais de desenho/pintura na arte contemporânea. Trata-se de uma ação de desenho com fogo, onde discutiremos linguagem e refletiremos sobre a performatividade do desenho, sobre contradições entre a rapidez e lentidão no ato de desenhar e sobre uma linha que não é a própria inscrição do artista, mas a memória do fogo. 

Levar o seguintes MATERIAIS: 02 folhas de cartolina branca e 4 caixas de fósforo.

15 vagas.





ANNA BEHATRIZ e ALINE BRASIL

NOME DE SUA PROPOSTA: Ao caírem as abas: entre o que ‘sento’ e o chão.


DESCRIÇÂO DA PROPOSTA: Ao caírem as abas, uma proposta que tem como princípio o desequilíbrio daquilo que quer sempre se aprumar, um corpo. Neste sentido, esta oficina terá exercícios de ‘abandonos’ e repouso, partindo de dinâmicas em que partes do corpo são condutoras do movimento. Em relação ao repouso, enquanto retomada do eixo gravitacional, usaremos um trecho do conto Cadeira de José Saramago para suscitar imagens desenhadas e a partir delas experimentaremos as nossas abas caírem.

Levar o seguintes MATERIAIS : canetões, lápis 6B, carvão.

15 vagas





RUBENS PILEGGI SÁ

Rubens é artista e professor do curso de Artes Visuais da FAV. Apresentará a proposta



"CAMINHO DO CONHECIMENTO" nas áreas externas a FAV.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Quando será aberta a inscrição para os participantes?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Janine, as inscrições deverão ser abertas na semana após o feriado de 1 de maio. Fique de olho.. abcs

    ResponderExcluir