sexta-feira, 11 de março de 2011

Idéias para atividades do grupo

A lista de atividades com o tema CORPO já somam 10 sugestões listadas abaixo e com espaços infinitos para acréscimos de outras idéias que pintarem por aí. Façamos uso dos comentários para votar e decidir o que fazer no nosso próximo encontro e nos seguintes:


1. Subir em árvores, experimentar os movimentos sugeridos pelas torções e alongamentos típicos desse tipo de atividade e em seguida desenhar à partir destas movimentações. Como sugestão de local poderia ser a FAV mesmo. Lá no pé de goiaba perto do forno.

2. Desenhar corpos usando a borracha. Cobrir a superfície do papel com uma camada de grafite 6B ou carvão e fazer o desenho de corpos usando a borracha. Para esta atividade sugiro algum dos parques de Goiânia (Bosque dos Buritis, Parque Flamboyant ou Vaca Brava) cuja movimentação de pessoas é grande no sábado à tarde.

3. Desenhar uma atividade de intensa movimentação como natação, futebol, voleibol, dança... Para tanto, seria necessário o levantamento de algum jogo ou ensaio pra gente desenhar enquanto assiste.

4. Usar diferentes partes do nosso corpo (que não sejam as mãos) para "carimbar" manchas, rabiscar texturas e marcar espaços e desenhos no papel. Esta atividade poderia ser feita na FAV.

5. Estudar e observar a face e as expressões faciais de nosso rosto (exporando o grotesco, as rugas, as mascaras, etc). Realização de desenhos a partir das sensações e registros (com ajuda da Rosi).

6. Realizar desenhos grandes do corpo em escala natural (1:1), onde cada um projetará uma pose deitando no papel e realizando o contorno do seu proprio corpo. Posteriormente este contorno será preenchido com manchas, hachuras, colagens, linhas, etc em criações individuais.  

7. Desenhar após e a partir de sensações de movimentos corporais da dança contemporanea (a dança será orientada por um bailarino).

8. Ir a Pirenópolis, conhecer e desenhar as Cavalhadas, o Fogareu e outras manifestações culturais da cidade.

9. Desenhar o corpo a partir da observação direta de diferentes corpos (magro, gordo, alto) e com diversos materiais (nanquim, carvão, giz pastel, etc) explorando contraforma, figura e fundo, gestos, e movimentos.

10. Confeccionar diversas birutas (que são objetos voadores feitos de papel de seda ou tecido) e realizar saídas por parques, feiras ou outros lugares da cidade (a serem escolhidos). Guiaremos os objetos voadores com auxilio de hastes de bambu realizando desenhos no espaço e desenhos corporais (com o nosso proprio corpo e com a propria biruta).

11.

12.

13.

14.

15.

P.S.: Não resisti a tentação de colocar um desenho meu para ilustrar a postagem. Um corpo desdobrado em linhas diversas.

Um comentário:

  1. Gostei das opções:
    2[Flamboyant], 3 [dança me agrada], 5, 6, 7, 8[super animo], 9, 10[sei lá, gostei]

    e faço uma sugestão de instalação, como projeto coletivo na fav mesmo, em um dos corredores no gramado, no hall fav/emac, pra criar um universo paralelo/ um ambiente, desconexão da onde a instalação esta localizada, para trazer um sentimento de contraste na sintaxe e na semântica. Acho que isso pode ser falado em grupo. Mas pensei em algo grotesco como uma sala de tortura/caverna/covil do monstro em um dos corredores da fav.

    Podemos criar um ambiente juntos, personagem, uma narrativa visual linear ao longo do corredor no caso da minha idéia. De fato um projeto de contribuição coletiva.

    Sei lá rediscutir a idéia do circo das aberrações, que criava um tipo de visitação a alejados e portadores de doenças raras e vendia essa "visitação" como show e acabou indo um pouco pros parques de diversões atuais, com aqueles carrinhos infames e fantasmas empoerados.

    Que tal um túnel do horror, pra cara sair de lá chorando de tanto dá risada. kkkk

    Já to viajando, mas tá ai.

    Fica minha contribuição nas idéias.

    Eddy Pontes

    ResponderExcluir